QUERO RECEBER NOTÍCIAS

Preencha os campos abaixo e cadastre-se para receber notícias em seu email:
CADASTRE-SE
Rádio Santa Cruz Rádio Santa Cruz Ao Vivo - Ouça a Rádio Santa Cruz AM
Atendimento ao ouvinte: 37 3232 1588

Notícias da Igreja

Retrospectiva Diocesana 2017

28/12/2017

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Com o objetivo de relembrar os principais eventos do ano que passou, o Departamento de Comunicação da Diocese de Divinópolis elaborou a Retrospectiva 2017.

Santas Missas, Encontros Diocesanos, peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, encerramento do Ano Nacional Mariano e abertura do Ano Nacional do Laicato, foram algumas das atividades.

Neste ano, Dom José Carlos realizou várias visitas pastorais, um total de 7. O ano de 2017 foi o ano da reforma do Seminário Diocesano.

Durante todo o ano, toda a diocese esteve empenhada na reforma do prédio que acolhe os futuros padres. 

Em 2017, nosso Portal Diocesano recebeu, até o fechamento desta notícia, mais de 900 mil visualizações. 

Vamos, agora, recordar, e guardar no coração, um pouco da nossa trajetória. Que os frutos colhidos nos animem e nos fortaleçam para continuarmos firmes nesta jornada!



A Igreja começa o ano celebrando a Solenidade da Santa Mãe de Deus. Na Catedral Diocesana centenas de fiéis marcaram presença na celebração.


Do dia 2 ao dia 30 de janeiro, dois seminaristas fizeram uma experiência missionária em Tefé - AM.

No dia 3 de janeiro, Dom José Carlos celebrou mais um ano de vida.

Em meio às alegrias vivenciadas no tempo do Natal, entre os dias 1° e 10 de Janeiro, a Paróquia de São Gonçalo do Pará celebrou o seu Padroeiro.

15 de janeiro, dia inesquecível e emocionante, que reuniu fiéis da cidade inteira, na celebração dos 250 anos da Igreja Católica, de forma institucional, em Divinópolis.

No dia 18 de janeiro, Padre Adão Carlos Teixeira foi nomeado pároco da paróquia de São Sebastião, de Itatiaiuçu.

No dia 20 de janeiro, Dom José Carlos publicou uma lista de nomeações e transferências. No total foram feitas 8 novas provisões.

A Diocese de Divinópolis,entre os dias 25 a 27 de janeiro, esteve presente no Encontro  Nacional de Fomação da RCC.

No dia 27 de janeiro, o Seminarista Douglas foi ordenado Diácono.

No dia 28 de janeiro, o Padre Everaldo assumiu a Paróquia de Sant'Ana, em Itaúna.

O último dia 29 de Janeiro, foi o dia de pedir as bênçãos da Senhora da Piedade para os trabalhos da Pastoral da Sobriedade em 2017. A Pastoral da Sobriedade, em âmbito diocesano, se reuniu no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas.

Na missa das 19h, celebrada por Pe. Charley, foi dada a bênção de envio para os agentes da Pastoral de Sobriedade. Essa celebração marcou o início das atividades de 2017 dos grupos de autoajuda, espalhados pela diocese.


Aconteceu, no dia 4 de fevereiro, a celebração pelo dia da Vida Consagrada, na Diocese de Divinópolis. A celebração aconteceu no Carmelo, em Divinópolis.

Nos dias 03 a 05 de fevereiro, os seminaristas teólogos das dioceses de Divinópolis e Luz realizaram seu retiro espiritual. O itinerário de oração e reflexão foi conduzido pelo Padre Philippe Robert Berger, sacerdote membro da Comunidade Caminho Novo. O encontro foi realizado na casa de retiros da comunidade Caminho Novo, situada no bairro Realengo, em Divinópolis.

No dia 9 de fevereiro, Dom José Carlos publicou mais 3 mudanças no clero diocesano. 

A Pastoral Vocacional da Diocese de Divinópolis se reuniu, na manhã do dia 11 de fevereiro, com a finalidade de traçar metas para o ano de 2017. Estiveram presentes para a reunião vários leigos, religiosas, seminaristas e uma aspirante da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

A Diocese de Divinópolis, por meio da Coordenação Diocesana de Pastoral, juntamente com o Conselho Permanente da Campanha da Fraternidade (CF), promoveu, no dia 12 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, um encontro de multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2017. Estiveram presentes no encontro, aproximadamente, cem pessoas, vindas de várias paróquias de toda a diocese. 

Também no dia 12 de fevereiro, Padre Marcos foi empossado como Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Divinópolis.

Ainda, no dia 12 de fevereiro, aconteceu o Encontro de Envio da Pastoral Familiar Diocesana aos trabalhos de 2017. O encontro começou com a Santa Missa, na Igreja de São Geraldo, no Centro da cidade, presidida pelo Padre Chrystian Shankar. Em seguida, os 197 agentes de pastoral presentes seguiram para o Colégio São José e São Geraldo, próximo à igreja, onde deram continuidade ao evento com uma palestra motivacional, ministrada pelo padre Chrystian.

Gestão Eclesial foi tema da primeira reunião do Clero de 2017. A reunião aconteceu no dia 14 de fevereiro.

Aconteceu, dia 18 de fevereiro, no Auditório do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Divinópolis, um encontro de formação e reflexão com os políticos. Promovido pelo Conselho Diocesano de Leigos e o NEEAPS (Núcleo Eclesial de Estudos e Ação Político-Social), o encontro contou com a presença de 98 pessoas, sendo 8 prefeitos e dezenas de vereadores e assessores. Das 25 cidades que compõem a Diocese de Divinópolis, apenas quatro delas não tiveram nenhuma representatividade.

Também, no dia 18 de fevereiro, a Diocese de Divinópolis se fez presente no 1º Encontro de Coordenadores da pastoral do Surdo, do Regional Leste 2

Aconteceu, entre os dias 20 e 23 de fevereiro, o primeiro encontro anual dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro aconteceu no Centro de Pastoral  Dom Reis, na diocese de Leopoldina. O Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis, Padre Emerson, esteve presente no evento.

Dois eventos aconteceram no dia 21 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis: A Reunião do Clero e o Encontro de Formação com os(as) Secretários(as). Em ambientes diferentes, os dois grupos refletiram sobre temas distintos. O encontro com os(as) secretários(as) foi coordenado pelo Padre Carlos Henrique e tratou o tema "economia e questões administrativias".

A reunião do Clero refletiu sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal "Amoris Laetitia" (Alegria do Amor). Esse tema foi explanado pelo Padre Geraldo Mori. Jesuíta, natural de Cachoeiro de Itapemirim - ES. Padre Mori é Doutor em Teologia pelas Facultés Jésuites de Paris. Esse assunto ocupou boa parte da reunião.



Em entrevista coletiva, realizada no dia 1º de março,  Dom José Carlos apresentou a Campanha da Fraternidade 2017. 

Aconteceu, ainda, neste 1º dia de março, com a Celebração da Quarta-feira de Cinzas, em todas as Dioceses do Brasil, o início da Campanha da Fraternidade (CF) e da Quaresma. Dom José Carlos, bispo de Divinópolis, presidiu duas celebrações Eucarísticas; a primeira, às 15h, no Santuário do Senhor Bom Jesus, no bairro Niterói, em Divinópolis, e a segunda, às 19h, na Catedral Diocesana.

A Pastoral Familiar promoveu, no dia 04 de março, no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Divinópolis, um Encontro Diocesano do Setor Pré-matrimonial. Com uma expressiva participação, o encontro contou com a presença de 400 agentes, vindos das 54 paróquias da diocese. Foi uma ótima oportunidade para os agentes entenderem e se orientarem sobre a proposta da Igreja diocesana, que está em unidade com a Igreja do Regional Leste 2, do Nacional e de Roma, a respeito da preparação de noivos para o Matrimônio.

No dia 05 de março, aconteceu, na Catedral Diocesana, a Abertura da Campanha da Fraternidade 2017. A cerimônia contou com a presença de Secretários Municipais de Meio Ambiente.

No dia 11 de março, a Paróquia de São Sebastião do Oeste acolheu seu novo Administrador Paroquial.

Entre os dias 17 a 19 de março, Dom José Carlos realizou sua décima Visita Pastoral.

Aconteceu, no dia 21 de março, pela manhã, mais uma reunião do Clero da Diocese de Divinópolis. A reunião começou com a Celebração Penitencial, nas dependências da Paróquia de São Cristóvão, no bairro Sidil, em Divinópolis. Monsenhor Ordones conduziu a reflexão, que antecedeu as confissões. Ele falou da misericórdia Divina e da miséria humana, a partir do Livro de Jonas. Em seguida, cada padre pôde se confessar e rezar um pouco.

No dia 22 de março, os Atos de Pesquisa Diocesana do Processo de Beatificação de Padre Libério foram entregues na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma. 

Ainda, no dia 22 de março, Dom José Carlos presidiu a solene celebração eucarística, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis, e, na ocasião, procedeu com os ritos de admissão dos candidatos às ordens sacras, acolhendo, assim, os seminaristas Carlos Augusto, Guilherme Henrique, Maurílio Aguiar, Luis Fernando Cruz e Adelmo Nascimento. Também instituiu leitores os seminaristas Felipe, Flávio Cunha e Rafael Oliveira, e instituiu acólito o seminarista Hiago Fonte Boa.

A diretoria das rádios Santa Cruz e Divinópolis assinou, no dia 24 de março, o documento que garante a mudança de faixa. Dentro de alguns meses as emissoras vão sair do AM para operar no FM. A emissora de Pará de Minas foi representada pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa e a de Divinópolis, pelo Padre Moacir Tavares.

Nos dias 24 e 25 de março, dentro do período da Quaresma, a Igreja realizou, novamente, a iniciativa "24 horas para o Senhor". Em todo o mundo, igrejas abriram as suas portas pelo período de um dia para que os fiéis pudessem procurar o sacramento da reconciliação. A atividade é motivada pelo próprio Papa Francisco. Em sua Mensagem para a Quaresma de 2016, ele destacou esse período como propício à conversão e aproximação da misericórdia divina.

No dia 25 de março, foi realizada a Manhã da Misericórdia, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Nova Serrana. Os padres da Forania Imaculada Conceição se reuniram, às 6h, para a Celebração Eucarística e, em seguida, concederam o Sacramento da Confissão aos fiéis, até às 12h. Estiveram presentes: Pe. Hélio Cristino, Pe. Antônio Paulo, Pe. Davi Teixeira, Pe. Washington Valério Silva, Pe. Hedvan Richardson Souza Lucas, Pe. Francisco Cota de Oliveira, Pe. Hermínio Carlos Geovane Marson e Pe. Guilherme da Silveira Machado.

No dia 26 de março, a Forania de São Bento realizou um Retiro Espiritual com os missionários da Semana Santa.

Faleceu, na madrugada deste dia 30 de março, no hospital São João de Deus, em Divinópolis, onde estava internado desde o dia 11 deste mês, aos 76 anos de idade, o fundador do Getsêmani, o Padre Euclydes Bebiano.

Entre os dias 31 de março a 02 de abril, a Diocese de Divinópolis se fez presente no 1º Encontro Bom Pastor, do Regional Leste 2.



Na manhã do dia 02 de abril, aconteceu, na Catedral Diocesana, em Divinópolis, a Missa de Envio dos Missionários da Semana Santa, da Diocese de Divinópolis. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Cura da Catedral, Padre Luis Carlos Amorim, e pelo Coordenador da Pastoral Missionária, Padre Everaldo Quirino.

No dia 2 de abril, na Missa da noite, fiéis da Catedral se reuniram para o início do Setenário de Nossa Senhora das Dores. Padre Luis Carlos iniciou a celebração incensando a Imagem de Nossa Senhora das Dores e rezando as orações do dia. As orações contidas no  setenário relembram as principais dores que Maria sofreu com a Paixão, morte e sepultamento de Jesus. Junto à cruz, a Mãe de Jesus torna-se Mãe de todos os homens e da Igreja Católica.

No dia 9 de abril, a Igreja celebrou o Domingo de Ramos. Dando início à Semana Santa, na porta de Igreja Nossa Senhora do Rosário, dom José Carlos, o bispo diocesano,  abençoou os Ramos e participou da procissão rumo à Catedral. Na Santa Missa Solene, concelebrada pelo pároco padre Luis Carlos, o bispo explicou que a  Liturgia, desse domingo, contempla a recordação da entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, o acolhimento, triunfo e festa, “Hosana ao filho de Davi” e o relato da Paixão, segundo São Mateus.

Na manhã do dia 12 de abril, a convite da diretoria da Floramar, a Missão Maria de Nazaré promoveu uma manhã de evangelização para os detentos do presídio. Estiveram presentes  Dom José Carlos,  Frei José da Cruz,  Anderson Moreira e os missionários da MMN, Eduardi Rivelly, Matheus Dias, Max Myller e Túlio Veloso.

Como parte das celebrações referentes à Semana Santa, foi realizada, na manhã do dia 13 de abril, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, a Missa do Crisma, presidida por Dom José Carlos e concelebrada por, aproximadamente, 97 sacerdotes presentes. Aproximadamente, 1200 fiéis compareceram na Catedral para participar da missa da unidade, como também é chamada a celebração.

No dia 21 de abril, Dom José Carlos é homenageado com a Medalha da Inconfiência pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, na manhã do dia 26 de abril, a 55ª Assembleia Geral dos Bispos (AG). O encontro anual do episcopado nacional aconteceu em Aparecida (SP), até o dia 5 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. Dom José Carlos se fez presente na Assembleia.

No dia 27 de abril, a Forania de Sant'Ana participa de encontro com o Economato Diocesano.



No dia 04 de maio, o Economato Diocesano se reuniu com a Forania de Nossa Senhora da Piedade.

No dia 06 de maio, a Comissão de Arquitetura e Arte Sacra esteve reunida com Dom José Carlos. O encontro teve como objetivo a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela comissão, criada em agosto de 2015, e a proposição de novos métodos para facilitar o processo de aprovação de projetos sacros no âmbito diocesano.

No dia 07 de maio, tradicionalmente conhecido por "Domingo do Bom Pastor", os membros da Pastoral do Surdo, de Itapecerica, participaram de um rico momento de espiritualidade, com o tema: "Maria, Mãe de tantos filhos e Senhora de tantos nomes", em sintonia com o mês de maio (tradicionalmente marcado pelas homenagens à Mãe de Deus), com os 100 anos das aparicões de Fátima e o tricentenário de Aparecida.

No dia 15 de maio, vários padres da Diocese de Divinópolis, juntamente com o bispo diocesano e com alguns seminaristas, realizaram uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. O ônibus que levou os peregrinos saiu de Divinópolis, por volta das 9h30. Após visitarem todos os espaços do local, às 15h, os peregrinos participaram da Santa Missa, presidida por Dom José Carlos. A celebração foi transmitida, ao vivo, pela TV Horizonte e pela Rádio América AM.

Aconteceu, durante todo o dia 16 de maio, a reunião mensal do Clero da Diocese de Divinópolis. Grande parte da reunião foi tomada para a apreciação do texto do Sacramento da Reconciliação, tendo em vista o processo de revisão do Diretório Geral para os Sacramentos. Aconteceu, também, durante a reunião que é realizada no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, a eleição do representante dos presbíteros da Forania de Nossa Senhora do Carmo. O padre eleito foi o Monsenhor Paulo, que agora integra o Conselho Presbiteral.

Nos dias 19 a 21 de maio, Dom José Carlos realizou sua 11ª Visita Pastoral. Esta visita foi na Paróquia de São Sebastião, em Araújos. Na oportunidade, o Bispo visitou as comunidades, o asilo, a APAE, a escola, dentre várias outras instituições. E ainda reuniu-se com as lideranças de toda a Paróquia.

No dia 20 de maio, a Pastoral Familiar promoveu o Encontro Diocesano do Setor Pós-Matrimonial.

Aconteceu, no dia 23 de maio, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Seminário Regional do Meio Ambiente, que teve como objetivo promover um debate sobre temas específicos ligados às agendas ambientais dos municípios, com foco no saneamento básico (tema da CF 2016) e na conservação da biodiversidade nos biomas que ocorrem na região, cerrado e mata atlântica (tema da CF 2017). O evento foi promovido pela Equipe Permanente da Campanha da Fraternidade, da Diocese de Divinópolis.

No dia 25 de maio, Dom José Carlos celebrou seu 3º aniversário de ordenação Episcopal e de pastoreio na Diocese de Divinópolis.

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de maio, com a primeira turma, e nos dias 03 e 10 de junho, com a segunda turma, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o curso 'Contabilidade no dia a dia de uma paróquia'. Promovido pelo Economato Diocesano, o curso contou com a presença de, aproximadamente, 105 pessoas, vindas de várias cidades que compõem a nossa diocese. O curso foi ministrado pelo Luismar Costa, da LC Contabilidade.

Entre os dias 26 a 28 de maio, a Diocese de Divinópolis marcou presença no 7º Simpósio Nacional da Família.

No dia 26 de maio, Padre Cristiano foi agraciado com a Medalha Candidés, em Divinópolis. A honraria é dada a pessoas ou entidades que contribuíram pelo desenvolvimento e fomento de Divinópolis aos longo destes 105 anos de emancipação político-administrativo.

No dia 31 de maio, Dom José publicou uma provisão mudando alguns padres de paróquia.



A cidade de Divinópolis comemorou no dia 01º de junho, o seu 105º aniversário de emancipação política. Para dar início ao tradicional desfile cívico-militar, que é realizado desde 1912, aconteceu, às 7 horas, a celebração da Santa Missa, na Catedral Diocesana, presidida por Dom José  Carlos e concelebrada pelo Padre Luis Carlos Amorim. A celebração contou com a presença do Prefeito da cidade, Galileu Machado, do vice-Prefeito, Dr. Rinaldo Valério, de vários vereadores, secretários municipais e militares.

Do dia 02 ao dia 04 de junho aconteceu, na cidade de Três Corações, diocese da Campanha, o VII Formise do Regional Leste II. A Diocese se fez presente através dos seminaristas Hiago Fonte Boa, Rafael Costa e Rogério Rafael.

No dia 04 de junho, na celebração eucarística da Solenidade de Pentecostes, às 19h, na Igreja Matriz de São Sebastião, de Nova Serrana, foi lida a Provisão emitida por Dom José Carlos Souza Campos que torna o Padre Hélio Cristino Teixeira, Pároco da Paróquia São Sebastião, de Nova Serrana, que, até o momento, estava empossado como Administrador Paroquial.

No dia 04 de junho, a Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, de Azurita, ficou lotada com presença de todas as comunidades que compõem a Paróquia e seus fiéis, para acolherem seu novo Administrador Paroquial, Pe. Rosimar da Silva. 

Também, no dia 04 de junho, o 5º Kairós de Pentecostes  reuniu uma multidão na avenida Jove Soares, em Itaúna.

No dia 05 de junho, Dom José Carlos participou do Conselho Episcopal de Pastoral Leste 2.

Na semana do dia 6 de junho, a Diocese de Divinópolis promove Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. 

Papa Francisco nomeou, no dia 07 de junho, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, o Padre Francisco Cota de Oliveira, do clero da diocese de Divinópolis, atribuindo-lhe o título de bispo de Fiorentino.

Faleceu, no dia 10 de junho, em Mercês-MG, o sr. Padre Francisco de Assis Pereira, mais conhecido como Padre Chiquinho.

No dia 12 de junho, a Diocese de Divinópolis se fez presente no CONADIZ 2017.

No dia 14 de junho, a Casa Paroquial, do até então Curato de Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada e abençoada.

No dia 15 de junho, aproximadamente, 5 mil divinopolitanos se reuniram para celebrar a Solenidade de Corpus Christi. Já, em Pará de Minas, o público foi de 6 mil pessoas.

Entre os dias 19 a 24 de junho, Seminaristas da Diocese de Divinópolis participaram do 1º FORMISE Diocesano.

Reunido na manhã do dia 20 de junho, o Clero da Diocese de Divinópolis elegeu Padre Lúcio Camargos como novo Coordenador Diocesano de Pastoral. A reunião aconteceu no auditório do Centro Diocesano de Pastoral e contou com grande presença de sacerdotes. Pe. Lúcio Camargos foi eleito com 55 votos. Após a eleição, outros assuntos foram tratados.

Nos dias 23, 24 e 25 de junho,  Dom José realizou sua 12ª Visita Pastoral. O Bispo esteve na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Camacho.

Aconteceu, no dia 24 de junho, na Câmara Municipal da cidade de Arcos, a abertura do Ano Centenário da Diocese de Luz 2017/2018. O tema da abertura foi Comunicação e contou com a presença de Dom José Aristeu, padres da Diocese de Luz, autoridades civis, agentes da Pascom de algumas paróquias e jornalistas de vários veículos de comunicação. Pe. Gabriel, da diocese de Divinópolis, ministrou uma palestra sobre comunicação.

Aconteceu, no dia 29 de junho, na Camâra Municipal de Divinópolis, a entrega do Título de Cidadania Honorária para aqueles que, mesmo não  sendo nascidos na cidade, contribuíram, ativamente, para o seu desenvolvimento em diversas áreas. No total, foram 17 agraciados neste ano de 2017. Dentre eles, os padres Moacir Tavares, Chrystian Shankar e Geraldo Menezes.



A Congregação Servos dos Pobres esteve em festa no dia 02 de julho, pois foi ordenado para o ministério diaconal o jovem Paulino Hernandez Garcia. Ordenado pela imposição das mãos de Dom José Carlos, Paulino é natural do México e está no Brasil em missão como irmão da Congregação Servos dos Pobres. Ele irá exercer seu ministério diaconal na Paróquia de Santo Antônio, em Igarapé.

No dia 08 de julho, a Diocese de Divinópolis promoveu Primeiro Encontro com os Vocacionados ao Ministério Diaconal Permanente.

Entre os dias 10 a 13 de julho aconteceu, na Arquidiocese de Juiz de Fora - MG, o Encontro de Formação Litúrgica do Regional Leste 2, da CNBB. O encontro teve como tema “ARS CELEBRANDI”, arte de celebrar. A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Padre Carlos Henrique e dos seminaristas Elder, Alex e Anderson.

Aos 26 anos de idade, Douglas Amaral é o mais novo padre da Diocese de Divinópolis. A ordenação aconteceu no dia 14 de julho.

No dia 16 de julho, o Portal Diocesano de Notícias completou 4 anos de existência.

A reunião do Clero, deste mês de julho, foi realizada no dia 18. E o Padre Carlos Antônio foi eleito como o novo Representante dos Presbíteros da Diocese de Divinópolis

De 22 a 30 de julho, a paróquia  de São judas Tadeu viveu um tempo especial de graça, as SANTAS MISSÕES POPULARES. Desde de agosto de 2016, os contatos entre a paróquia São Judas Tadeu e os Missionários Redentoristas foram se estreitando através do Pe. Alfredo Avelar, C.Ss.R.. A equipe missionária contou com uma equipe de 23 missionários: 7 padres, 7 seminaristas, 1 fráter e 8 missionários leigos redentoristas, distribuídos em 9 comunidades. Na segunda fase, foram visitadas mais de 4000 casas, nas quais foram levantados muitos aspectos que deverão, agora, ser trabalhados no dia a dia da paróquia.

Aconteceu, entre os dias 28 a 30 de julho, na Diocese da Campanha - MG, na cidade de Três Corações, o 5º Congresso Estadual da Infância Adolescência Missionária. A Diocese de Divinópolis se fez presente.

No dia 31 de julho, Dom José Carlos publicou várias provisões. No total foram seis padres transferidos.



O Dia do Padre é celebrado, oficialmente, em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.Na Diocese de Divinópolis, o dia foi lembrado com um Almoço Festivo para os padres, seja diocesano ou  religioso. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, e reuniu, aproximadamente, 60 padres, Dom José Carlos e o Monsenhor Francisco Cota, bispo auxiliar nomeado para a Arquidiocese de Curitiba, que aproveitou a ocasião para convidar seus amigos do presbitério para as cerimônias de sua ordenação episcopal.

Ainda, no dia 04 de agosto, no Convento da Congregação das Irmãs Servas de Maria, em Divinópolis, o lançamento do livro "Estrelas Brilhantes na Cidade do Divino", escrito por Maria José Esteves, grande amiga da congregação.  A cerimônia começou com a Santa Missa, às 19h, presidida por Dom José Carlos. Logo, em seguida, aconteceu o Coquetel de Lançamento, ao som dos Seresteiros do Amor. O evento contou com a presença de dezenas de amigos das irmãs.

No dia 04 de agosto, às 19h, no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, foi celebrada Missa em Ação de Graças por ocasião dos 60 anos de vida Sacerdotal do frei Raul Ribeiro de Melo, OFM.

O segundo encontro dos candidatos ao Diaconato Permanente foi realizado no dia 05 de agosto.

Nos dias 5 e 6 de agosto, os seminaristas do curso de Filosofia, de nossa diocese, participaram do seu retiro espiritual anual. Retiro é um afastamento temporário de suas atividades para conversar com Deus e refletir sobre sua própria vida e, nesse caso, especificamente, sobre suas vocações.

Aconteceu, entre os dias 09 e 12 de agosto, o 11º Congresso Mariológico, em Aparecida - SP, realizado pela Academia Marial de Aparecida. A motivação para este evento está no seu tema - Aparecida: 300 anos de fé e devoção. Padre Edmar, Padre Philipe e Padre Marcelo estiveram presentes a esse renomado congresso.

Entre os dias 14 a 16 de agosto, A Diocese de Divinópolis se fez presente na Assembleia de Presbíteros do Regional Leste 2.

No dia 14 de agosto, o Arcebispo Militar do Brasil visitou os batalhões militares de Divinópolis. O arcebispo também se encontrou com Dom José Carlos.

A reunião do Clero no mês de agosto aconteceu no dia 15. O conferencista convidado para refletir sobre a Pastoral do Dízimo foi Adilson de Souza, professor da Universidade de Itaúna.  Adilson falou da necessidade de uma boa pastoral do Dízimo e da urgência de organização dessa pastoral. Abordou a finalidade da pastoral e suas dimensões. Lembrou aos sacerdotes que devem acompanhar toda a administração da Paróquia. O Dízimo é uma contribuição sistemática ou periódica, realizada por todos os cristãos, com a finalidade de manter e ajudar na missão da Igreja.

Entre os dias 15 a 17 de agosto, o Economato Diocesano realizou reuniões com prestadoras de serviço para aprimorar os processos administrativos da Diocese. 

Nos dias 19 e 20 de agosto, aconteceu o Encontro da Província de Belo Horizonte da Pastoral da Sobriedade. O momento de troca de experiências e aprofundamento da pastoral  ocorreu no Grêmio Estudantil do bairro Santanense, na cidade de Itaúna.

Com a presença da comunidade paroquial local, amigos e de outras paróquias, Frei Pedro Paulo Chiaretti foi empossado no dia 20 de agosto, na função de Administrador Paroquial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Conceição do Pará.

Aconteceu, entre os dias 21 a 24 de agosto, o Retiro Anual do Clero Diocesano. Essa é uma experiência única na vida dos padres que, normalmente, trabalham demais. É uma grande oportunidade para rezar, encontrar uns com os outros e também descansar da agenda.

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto aconteceu o Tríduo em preparação para a Ordenação Episcopal de Dom Francisco Cota.

A Comissão de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, esteve reunida na sede no Secretariado, em Belo Horizonte (MG), no dia 24 de agosto. O encontro foi conduzido pelo bispo referencial e bispo diocesano de Oliveira (MG), dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro e reuniu padres, leigos(as) e religiosos(as) que integram a Comissão. A comissão também é integrada por dois padres da Diocese de Divinópolis, os padres João Luiz Moreira e Helton Ferreira.

Depois da Ordenação de Dom José Carlos e Dom Moacir Arantes, a Diocese de Divinópolis oferece mais um bispo para a Igreja: Trata-se de Dom Francisco Cota, ordenado no dia 26 de agosto, na cidade de Itaúna. A cerimônia de ordenação contou com a presença de vários bispos e sacerdotes. Ela teve início às 18h, no Poliesportivo de Itaúna, que abrigou centenas de fiéis, de diversas paróquias da Diocese. Dom Francisco Cota de Oliveira é natural de Onça do Pitangui, filho de Sr. Francisco Teixeira de Oliveira e Dona Carmelita Cota Teixeira, já falecida. Nasceu no dia 05 de agosto de 1969 e foi ordenado sacerdote em 1º de agosto de 1999. Com dezoito anos de vida sacerdotal, trabalhou em três paróquias: Carmo do Cajuru, Itaúna e Pitangui.

No dia 27 de agosto, Padre Hedvan toma posse como novo Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Pará de Minas.

Aconteceu, também, no dia 27 de agosto, em São José da Varginha, a celebração do dia da Catequista e o mês das vocações, através do 2º Encontro Catequético-Vocacional.

No dia 28 de agosto, a Livraria João Paulo II promoveu a Noite de Reflexão sobre a Palavra de Deus.

Bispos, padres, religiosos e leigos de todo o Brasil participaram, na Arquidiocese de Belo Horizonte – Auditório do Museu da PUC Minas, do Seminário Acordo Brasil-Santa Sé, que começou na manhã do dia 29 de agosto. O encontro, organizado pelo Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, reuniu um grande número de pessoas interessadas em refletir sobre as questões tratadas no acordo, firmado em 2008. A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Tribunal Eclesiástico, representado pelo Padre Vicente Ferreira Lima, Frei André Santos e Dra.Taís, e através do Economato Diocesano, representado pelo Padre Carlos Henrique e Norton Monteiro. Quem também marcou presença no seminário, na terça-feira, de manhã, foi Dom José Carlos.

No dia 29 de agosto, Memória Litúrgica do Martírio de São João Batista, Dom Francisco Cota, bispo auxiliar nomeado para a Arquidiocese de Curitiba, presidiu a Eucaristia no Seminário Maior São José, na cidade de Belo Horizonte. A celebração contou  com a presença de alguns familiares do novo bispo.



Aconteceu, na noite do dia 1º de setembro, o início do 65º Jubileu do Senhor Bom Jesus e a dedicação do Santuário do Senhor Bom Jesus, de Pedra do Indaiá, segundo o Solene Rito do Pontifical Romano, pelo nosso bispo diocesano, Dom José Carlos. A Santa Missa foi concelebrada pelo Padre Washington Batista.

Aconteceu, nos dias 1º e 2 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o 13º Encontro de Formação Jurídico-Canônica, promovido pelo Tribunal Eclesiástico da Diocese. O encontro reuniu colaboradores do tribunal, vindos de várias cidades. A assessora desta 13ª edição, que teve como tema "O ciúme e reestudo do Moto Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus", foi a Dra. Marina, psicóloga. Pe. vicente Ferreira de Lima, respónsável pelo tribunal da diocese, coordenou todos os trabalhos.

Na manhã do dia 02 de setembro, aconteceu, no Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, mais uma peregrinação dos seminaristas. O momento de oração e de partilha contou com a presença dos seminaristas que fazem seus estudos filosóficos e teológicos no Instituto Dom João Resende Costa, localizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  em Belo Horizonte, Campus Coração Eucarístico.

No dia 07 de setembro, aconteceu, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna, mais um encontro das famílias dos seminaristas da Diocese de Divinópolis.

Entre os dias 07 e 10 de setembro aconteceu, em Recife - PE, o 4° Congresso Missionário Nacional. O tema deste congresso foi "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída." A Diocese de Divinópolis se fez presente no Congresso.

No dia 8 de setembro, Curitiba comemora o dia da padroeira da cidade e da Arquidiocese de Curitiba, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Para a população católica, o dia que já é especial, neste ano, tiveram um fator a mais para comemoração: a chegada de dois novos bispos para atuarem na Arquidiocese de Curitiba.

Nos dias 09 e 10 de setembro, aconteceu, nas Obras Sociais, um encontro de formação sobre a Pastoral do Dízimo, envolvendo toda a Diocese, o encontro foi conduzido pelo Padre Cristovam Iubel, fundador da editora Pão e Vinho. O mesmo faz um trabalho de assessoria para com as pastorais do Dízimo de todo Brasil, entre outras pastorais, também, como Catequese e Ministros Extraordinários da Eucaristia.

No dia 10 de setembro, os membros da Pastoral diocesana do surdo, mais uma vez, participaram da romaria nacional ao Santuário Nacional de Aparecida, que acontece no mês de setembro (o mês dedicado à cultura surda – setembro azul), de cada ano.

O Economato Diocesano promoveu, durante todo o dia 13 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o Dia de Integração, que reuniu os colaboradores que foram contratados entre os meses de janeiro e agosto deste ano de 2017. Estiveram presentes, aproximadamente, 40 pessoas, vindas de várias paróquias da Diocese de Divinópolis. O objetivo deste dia foi proporcionar a todos uma visão geral da estrutura da Mitra Diocesana de Divinópolis.

No dia 15 de setembro, Dom Walmor Oliveira presidiu a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas.

Aconteceu, no dia 16 de setembro, no auditório do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR, a segunda conferência do Centenário Diocesano de Luz. O evento, que fez parte das comemorações do jubileu da Diocese de Luz, teve como público-foco os políticos das cidades que compõem a Diocese de Luz. A conferência foi ministrada pelo bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, e teve como tema "A Doutrina social da Igreja – Uma política a serviço da sociedade do Bem Viver".

A reunião do Clero do mês de setembro foi realizada no dia 19. Os padres participaram de uma palestra sobre orientações e esclarecimentos sobre questões legais das paróquias, ministrada pelo Dr. Fernando Barcelos, do escritório que presta assessoria jurídica à Mitra Diocesana.

Durante os dias 22 e 23 de setembro, o Economato Diocesano promoveu o Curso de Gestão Financeira Contábil para Administradores Eclesiais e o Encontro com Tesoureiros Paroquiais. Os encontros foram  ministrados por Francisco Antônio Maciel Novaes, graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. O assessor dos eventos trabalhou como fiscal da Receita Federal. Especialista em Administração Financeira, Administração Pública e Gerência de Cidades. Ele também é Mestre em Desenvolvimento Humano.

A Paróquia São Pedro Apóstolo, de Divinópolis, recebeu nos dias 22 a 24 de setembro, o Bispo Diocesano, Dom José Carlos, em sua 13ª Visita Pastoral.

A Pastoral Diocesana do Surdo celebrou no dia 24 de setembro, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis, o dia do surdo e o “setembro azul”, mês destinado às lutas pela causa surda. Na Eucaristia, presidida por Frei Tide, os membros da pastoral participaram da equipe de liturgia, apresentando à comunidade uma nova forma de expressão. As leituras, lidas em LIBRAS, eram, simultaneamente, traduzidas para o Português.

No dia 30 de Setembro é celebrado o Dia do(a) Secretário(a), data em que são homenageados os profissionais que auxiliam no trabalho de alguma outra pessoa, atuam como assessores (as)  na organização de atividades do dia a dia, rotinas administrativas, organização de eventos, viagens e demais tarefas, seja em um escritório ou como assistentes pessoais. Para celebrar essa data, foi promovido o Encontro com Secretários(as) das Paróquias da Diocese de Divinópolis. O encontro foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis. O encontro foi iniciado às 9h, com a oração inicial, conduzida pelo Padre Carlos Henrique. Em seguida, os secretários e secretárias participaram de uma palestra motivacional coaching do Padre Chrystian Shankar, que é Coach Profissional com certificação internacional.



A Igreja celebrou a Semana nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1 a 8 de outubro. Neste período, dioceses e comunidades de todo Brasil organizaram atividades e celebrações em prol da vida. Na Diocese de Divinópolis, a Pastoral Familiar realizou o evento "Em Defesa da Vida e Família". O evento foi realizado no dia 7 de outubro, sábado, de 13h30 às 18h30, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis.

Aconteceu, na tarde do dia 11 de outubro, o encerramento do Ano Nacional Mariano, na Capela São José, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, um Momento Mariano com os funcionários da Cúria Diocesana. Na oportunidade, os funcionários, dos mais diversos setores da Cúria, rezaram o Santo Terço.

Em comunhão com toda a Igreja, que celebrou durante o ano de 2016-2017 o ano Mariano, de modo especial em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, a Diocese de Divinópolis teve a alegria de instalar, na manhã do dia 12 de outubro, sua 54º Paróquia.

Os Padres da Forania de São Bento, juntamente com o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Lúcio Camargos, o representante dos Presbíteros, Padre Carlos Antônio, e o nosso Bispo Diocesano, Dom José Carlos, no dia 19 de outubro, estiveram reunidos na Paróquia de São Sebastião, da Cidade de São Sebastião do Oeste - Comunidade dos Carmos.

No dia 20 de outubro, a Província Santa Cruz comunica o falecimento de Frei Adriano de Wit, OFM.

Entre os dias 20 e 22 de outubro, Dom José Carlos realizou sua 14ª visita pastoral: desta vez, a paróquia que o acolheu foi sua paróquia de origem, Nossa Senhora da Piedade. Logo, na sua chegada, foi acolhido pelos estudantes e, a seu pedido, foi incluída uma visita à Escola Municipal “Maria Augusta de Faria”, instituição na qual estudou. Ainda, visitou os projetos sociais mantidos pela paróquia (Casa Betânia e Retiro Santa Helena) e outras iniciativas, tais como o NAC Curumim, no bairro Novo Horizonte, e a Comunidade Bom Pastor.

Durante a Assembleia da Pastoral Familiar do Leste 2, realizada entre os dias 20 a 22 de outubro, um casal de Divinópolis, Sônia e Binho, foi ieleito para coordenar a Pastoral Familiar do Leste 2

Aconteceu, no dia 22 de outubro, no bairro São Judas, em Divinópolis, a 2ª Corrida Rústica de São Judas. O evento aconteceu dentro das festividades da novena da Paróquia de São Judas Tadeu. O evento contou com  350 corredores e 100 "pipocas", como são chamados as pessoas que participaram da corrida sem realizar inscrição.

Ainda, no dia 22 de outubro, a Forania de Nossa Senhora da Piedade promoveu o Despertar Vocacional.

No dia 23 de outubro, Dom José Carlos começou a escrever as Recomendações do Bispo. São pequenos textos que têm se visualizados nas redes sociais.

Entre os dias 27 a 29 de outubro, membros da Pastoral da Sobriedade diocesana participam do 13º Acampamento da Pastoral da Sobriedade.

No dia 28 de outubro, a Igreja celebra São Judas Tadeu e São Simão. E, na Diocese de Divinópolis, temos uma Paróquia dedicada a São Judas Tadeu. Ela fica em Divinópolis, no bairro São Judas. E, entre os dias 19 a 27, milhares de fiéis e devotos de São Judas viveram dias intensos de oração durante a Novena dedicada ao Santo.

O Setor da Juventude da Diocese de Divinópolis promoveu, no dia 29 de outubro, o Dia Nacional da Juventude – DNJ, no Santuário do Senhor Bom Jesus, na cidade de Divinópolis, tendo como tema: “Juventude, semeando um mundo novo”.

A Igreja celebra, no dia 25 de outubro, o dia do primeiro Santo que nasceu, viveu e morreu no Brasil, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão. Na Diocese de Divinópolis está sendo construído um santuário diocesano dedicado a ele, no bairro Jardim das Oliveiras, em Divinópolis. E no dia 25, centenas de fiéis e devotos estiveram onde será o futuro Santuário para celebrar o Frei Galvão. Às 19h, aconteceu uma procissão luminosa com a imagem do Padroeiro pelas ruas do bairro. Logo, em seguida, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos.

No dia 31 de outubro, a Diocese de Divinópolis promoveu o Curso sobre a Iniciação Cristã. Este encontro foi assessorado por Pe. Leandro Pagnussat, da Diocese de Goiás - GO.



A Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu, entre os dias 7 e 10 de novembro, o 4º Seminário de Comunicação, no Centro de Estudos de Formação do Sumaré. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, representando mais de 50 dioceses, movimentos, instituições e congregações religiosas. A Diocese de Divinópolis se fez presente através do Túlio Veloso, atual assessor de comunicação da diocese.

Entre os dias 10 a 12 de novembro, Dom José Carlos esteve na Paróquia da Sagrada Família, em Divinópolis, onde realizou sua 15ª Visita Pastoral.

No dia 13 de novembro, Padre Charley recebeu homenagem em premiação na cidade de  Pará de Minas.

Realizou-se nos dias 14 a 16 de novembro, a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2, dita AMPLIADA, pois contou com a participação dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral; Representantes dos Presbíteros; Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Organismos, em nível Regional, leigos(as) representantes das (Arqui)dioceses e Coordenadores Diocesanos de Catequese.

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, aconteceu, em Belo Horizonte, a 38ª Assembleia do Serviço de Animação Vocacional do Regional Leste II. Todo o encontro foi baseado no documento preparatório para o Sínodo dos Bispos, “Os jovens, a fé, e o discernimento vocacional”. O assessor da Assembleia foi Pe. Paulo Carrara (Redentorista), professor de Teologia no ISTA e na FAJE. A Diocese de Divinópolis se fez presente na Assembleia.

Nos dias 18 e 19 de novembro, Jovens da Diocese de Divinópolis participaram da 1ª Jornada Nacional do TLC.

No dia 21 de novembro, Clero da Diocese de Divinópolis fez sua última reunião no ano de 2017.

As Foranias Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Carmo realizaram, no dia 22 de novembro, uma Celebração em honra a Santa Cecília, Patrona dos músicos e instrumentistas. A celebração foi realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis, e contou com a presença de mais de 300 integrantes dos grupos de cânticos e corais. Estiveram presentes cantores das cidades de Divinópolis, Carmo do Cajuru, Itaúna, São Gonçalo, Itapecerica, Cláudio, Marilândia e Pedra do Indaiá.

No dia 26 de novembro, término do ano litúrgico, a Igreja Católica comemora a “Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo”, e junto com ela, a cada ano, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. E, pela quarta vez, a Diocese de Divinópolis preparou uma festa para celebrar o dia dos leigos, com uma celebração chamada de Festa do Povo de Deus. Neste ano, o a Festa do Povo de Deus aconteceu às 9 horas, na Catedral Diocesana, e marcou o início do Ano Nacional do Laicato, que tem como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Carlos, e concelebrada pelo Padre Luis Carlos Amorim e pelo Padre José Raimundo Bechelaine.

Na noite do dia 27 de novembro, Celebração Eucarística marca o encerramento das atividades de 2017 do Seminário Maior da Diocese de Divinópolis. 

Ainda, no dia 27 de novembro, Dom José publica o Decreto de Proibição de Bebida Alcoólica nas Festas e Eventos das Paróquias da Diocese.

O dia 29 de novembro foi um dia histórico para a Diocese de Divinópolis. Foi o dia que a Rádio Santa Cruz migrou para o FM. A partir de agora a frequência da Rádio Santa Cruz é 100,3 FM. A antiga frequência de 640 no AM ainda poderá ser sintonizada durante um tempo.



No dia 05 de dezembro, a Província Santa Cruz e a Diocese de Divinópolis comunicaram o falecimento de Frei Cornélio Van Velzen, OFM.

No dia 08 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição, Dom José Carlos aponta 3 amizades que os amigos de Maria devem ter.

As paróquias da Diocese de Divinópolis participaram, neste mês de dezembro, de um treinamento da CIPA -  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. As paróquias foram divididas em duas turmas, de modo que a primeira participou do treinamento nos dias 4 e 5 de dezembro, e a segunda turma, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Na manhã do dia 10 de dezembro, Dom José Carlos esteve no Santuário de Nossa Senhora da Guadalupe, em Curitiba, para presidir a Celebração Eucarística. A Santa Missa foi transmitida, ao vivo, pela Tv Evangelizar.

Ainda, no dia 10 de dezembro, Terço pelas Famílias lotou a Praça do Santuário, em Divinópolis.

Aconteceu, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Centro Diocesano de Pastoral, em Divinópolis, o 14º Encontro de Formação Jurídico-Canônica, promovido pelo Tribunal Eclesiástico da Diocese de Divinópolis. O encontro reuniu colaboradores do tribunal, vindos de várias cidades.

Aconteceu, entre os dias 15 e 17 de dezembro, no município de Igaratinga, a 16º Visita Pastoral de Dom José Carlos, na Diocese de Divinópolis. A Paróquia de Santo Antônio está sob o pastoreio do Padre João Batista Gomes.

Na tarde do dia 18 de dezembro, o pátio das Rádios Santa Cruz e Stilo ficou lotado. Cada funcionário trouxe a família para a Missa de Natal.  A Missa foi presidida por Padre Aldair e concelebrada pelos padres: Antônio Paulo, Gabriel e Daniel. Padre Gabriel pediu orações por alma das mães de Rony Anderson e Emerson Barbosa. Ambas faleceram nesse ano e, por isso, ganharam orações. O grande motivo da Ação de Graças foi a nova frequência da Rádio Santa Cruz, agora no FM.

No dia 20 de dezembro foi lançado o vídeo com a mensagem de Natal de Dom José Carlos.

No dia 21 de dezembro, Dom José Carlos se reuniu com autoridades de Divinópolis para um momento de espiritualidade e confraternização.

Já no dia 22 de dezembro, instituições ligadas a Diocese de Divinópolis se reúnem para um momento de oração e confraternização com o Bispo Diocesano.

No dia 23 de dezembro, confraternização reúne funcionários das paróquias da Diocese de Divinópolis.

No dia 26 de dezembro, foi publicado uma lista de Nomeações e Transferências de padres.




Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

Rádio Santa Cruz AM
Avenida Presidente Vargas, 372 - Pará de Minas - MG - Brasil
Fone: (37) 3232-1588 - Email: comercial@santacruzam.com
Agência Treis © Copyright - 2011 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz AM. Desenvolvido por: