QUERO RECEBER NOTÍCIAS

Preencha os campos abaixo e cadastre-se para receber notícias em seu email:
CADASTRE-SE
Rádio Santa Cruz Rádio Santa Cruz Ao Vivo - Ouça a Rádio Santa Cruz AM
Atendimento ao ouvinte: 37 3232 1588

Notícias do Dia

Necessidade de novas avaliações técnicas adia redução da dose da vacina contra aftosa

08/02/2018

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O Ministério da Agricultura voltou atrás e confirmou para o ano que vem o início da aplicação da nova vacina contra a febre aftosa, que terá a dose reduzida de 5 para 2 milímetros.

A decisão vai na contramão da informação concedida dias atrás, de que o imunizante seria aplicado já neste ano, durante a segunda etapa da campanha nacional de vacinação, prevista para novembro.

A justificativa para o adiamento é a necessidade de mais avaliações técnicas, pois o Brasil está em fase de erradicação da aftosa e, ao mesmo tempo, de reconhecimento como país livre da doença com vacinação. Esse status poderá ser obtido internacionalmente no mês de maio, pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A nova dosagem, de apenas 2 milímetros, vai diminuir o volume de óleo mineral no organismo dos animais e, consequentemente, provocará menos reações alérgicas. A substância saponina também será retirada da vacina.

Ela é apontada como responsável pelo aparecimento de caroços na carne bovina, o que levou os Estados Unidos a suspender as importações brasileiras.

Atento às mudanças referentes à vacina contra aftosa o gerente do escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, informa que a pretensão do governo é acabar com a imunização em longo prazo. A redução da dose é uma das etapas desse processo.

Lucas Jardim informa também que, além de erradicar a vacina, o plano prevê medidas para manter o Brasil livre da doença. 

Apesar do processo moroso, a decisão do Ministério da Agricultura é vista de forma positiva pelos pecuaristas que tanto se queixam dos efeitos causados pela vacina no organismo de seus animais.



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

Rádio Santa Cruz AM
Avenida Presidente Vargas, 372 - Pará de Minas - MG - Brasil
Fone: (37) 3232-1588 - Email: comercial@santacruzam.com
Agência Treis © Copyright - 2011 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz AM. Desenvolvido por: