QUERO RECEBER NOTÍCIAS

Preencha os campos abaixo e cadastre-se para receber notícias em seu email:
CADASTRE-SE
Rádio Santa Cruz Rádio Santa Cruz Ao Vivo - Ouça a Rádio Santa Cruz AM
Atendimento ao ouvinte: 37 3232 1588

Pará de Minas em destaque

Câmara quer solução para a poluição da água do açude do Roncadouro

17/03/2017

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Vereadores pedem análise da água no Açude do Roncadouro e prometem levar denuncia de poluição ao Ministério Público. No início da semana um grupo de moradores dos bairros São Luis e Dom Bosco procuraram a Câmara dos Vereadores para reclamar do abuso das empresas que têm lançado rejeitos industriais no leito do Ribeirão Paciência, no local conhecido como Açude do Roncadouro. 


Quem recebeu a queixa foi o vereador Carlos Roberto Lázaro, membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que tratou logo de acionar a Policia Militar de Meio Ambiente, Ama Pangeia, Águas de Pará de Minas e o Cartório de Notas. 


Eles foram até o local para registrar e documentar todo o cenário de poluição, além de coletar material para a análise da água com o intuito de descobrir qual a origem dos resíduos que têm provocado tanto mau cheiro. Na tarde de ontem os representantes de órgãos ambientais e membros da Comissão de Meio Ambiente voltaram ao Açude para mais uma verificação. 


Ainda sem um resultado final das análises o vereador Carlos Roberto Lázaro falou à nossa reportagem garantindo que algo será feito para combater este abuso e punir os responsáveis. 

O vereador conta que suspeita de algumas empresas instaladas às margens do ribeirão que poderiam ser responsáveis pela poluição, mas que os nomes serão divulgados apenas depois que as provas estiverem reunidas para serem apresentadas ao Ministério Público. 


Uma das preocupações das autoridades, assim como dos moradores era que esse lançamento de rejeitos industriais pudesse afetar a captação de água para o abastecimento da cidade. Mas quanto a isso o engenheiro ambiental da empresa Águas de Pará de Minas Diego Costa garantiu que não há este risco.

Diego também explicou que a concessionária realiza testes periódicos referentes a potabilidade da água nos mananciais para garantir a qualidade do líquido que é distribuído no municípios. Vale lembrar esta não foi a primeira vez que o Açude do Roncadouro foi poluído por dejetos industriais.


 Em outubro de 2016 o local registrou alto índice de mortandade de peixes e a captação de água teve que ser suspensa até que a situação fosse regularizada. 



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

Rádio Santa Cruz AM
Avenida Presidente Vargas, 372 - Pará de Minas - MG - Brasil
Fone: (37) 3232-1588 - Email: comercial@santacruzam.com
Agência Treis © Copyright - 2011 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz AM. Desenvolvido por: