QUERO RECEBER NOTÍCIAS

Preencha os campos abaixo e cadastre-se para receber notícias em seu email:
CADASTRE-SE
Rádio Santa Cruz Rádio Santa Cruz Ao Vivo - Ouça a Rádio Santa Cruz AM
Atendimento ao ouvinte: 37 3232 1588

Pará de Minas em destaque

Compartilhar Facebook Twitter Google Comentar

Especialistas discutem os suicídios em Pará de Minas

18/05/2017

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Hoje, 18 de maio, é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Trata-se de um movimento cujo objetivo é lutar pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Ele teve início em 1987, em meio às ações de luta política na área da saúde pública no Brasil. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especialmente dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento.

Desde então, diversas ações de conscientização e valorização da inclusão social das pessoas com sofrimento mental têm sido realizadas, ano a ano, em várias cidades brasileiras. Em Pará de Minas, a data foi lembrada ontem, com um encontro que aconteceu no plenário da Câmara Municipal.

O evento foi realizado pela Coordenadoria Municipal de Saúde Mental e contou com a participação de profissionais da área, que debateram amplamente o assunto. O enfoque do encontro foi suicídio. Para falar sobre o tema, foi convidada a psicóloga Michele Mileib de Vasconcelos, de Divinópolis, que ministrou palestra ao público.

Em sua fala, ela destacou o alto índice de autoextermínio na região e apontou alguns caminhos para evitar que o cenário continue vitimando tantas pessoas.

Ainda durante a palestra, a psicóloga Michele fez questão de reforçar as orientações que os agentes de saúde devem repassar às pessoas que não estão passando por um bom momento na vida.

Segundo ela, os profissionais devem sempre orientar que essas pessoas procurem ajuda, seja com familiares ou amigos de confiança, nos centros de saúde ou até mesmo no Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando no número 141.

Para quem não conhece, o CVV é uma entidade que oferece apoio emocional, atendendo voluntariamente e de forma gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar.  Esse apoio é feito sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. Para conhecer mais, basta acessar o site: cvv.org.br



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

Rádio Santa Cruz AM
Avenida Presidente Vargas, 372 - Pará de Minas - MG - Brasil
Fone: (37) 3232-1588 - Email: comercial@santacruzam.com
Agência Treis © Copyright - 2011 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz AM. Desenvolvido por: