QUERO RECEBER NOTÍCIAS

Preencha os campos abaixo e cadastre-se para receber notícias em seu email:
CADASTRE-SE
Rádio Santa Cruz Rádio Santa Cruz Ao Vivo - Ouça a Rádio Santa Cruz AM
Atendimento ao ouvinte: 37 3232 1588

Pará de Minas em destaque

Comunidades terapêuticas fora do padrão perderam vez em Pará de Minas

10/02/2018

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Denúncias chegadas à Vigilância Sanitária de Pará de Minas levaram o órgão a suspender o funcionamento de três comunidades terapêuticas, que são as fazendinhas especializadas na recuperação de dependentes químicos. 


A Vigilância não liberou os nomes das entidades interditadas, mas deixou claro que elas foram fechadas porque trabalhavam fora das normas determinadas pelo Ministério da Saúde. A inspeção dos agentes flagrou que o sistema de funcionamento das fazendinhas era tão diferente da normatização, que elas nem poderiam ser classificadas como comunidades terapêuticas. 


Segundo a Vigilância, a Anvisa tem um padrão de atendimento aos pacientes que tentam se curar das drogas e do vício com a bebida alcoólica. Para evitar que as administrações fujam delas é que a fiscalização começa antes mesmo delas abrirem as portas. No caso das três suspensões, os responsáveis pelas entidades nem chegaram a solicitar a presença da Vigilância Sanitária. 


O assunto repercutiu na Câmara Municipal, onde os vereadores cobraram mais atuação do poder público até mesmo para direcionar melhor as fazendinhas. O vereador Ênio Talma Rezende foi um dos primeiros a reconhecer a importância dessas entidades, inclusive para alívio das famílias dos pacientes:

Na verdade, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já vem atuando na fiscalização de algumas fazendinhas, devidamente registradas. As inspeções são periódicas, feitas em parceria com órgãos como o CAPS AD, o Cersam e o Comad, que é o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas.



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

Rádio Santa Cruz AM
Avenida Presidente Vargas, 372 - Pará de Minas - MG - Brasil
Fone: (37) 3232-1588 - Email: comercial@santacruzam.com
Agência Treis © Copyright - 2011 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz AM. Desenvolvido por: